Olá amigos!!!

Quando nos visitar, deixe um recadinho!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

COMO USAR OS RECURSOS AUDIOVISUAIS

Os recursos audiovisuais devem ser usados de forma criteriosa para que sejam eficientes e úteis. Supomos que já exista o recurso audiovisual que será utilizado. Este recurso pode ter sido produzido pelos alunos ou professores do ambiente escolar em questão ou pode ser material adquirido de fonte externa à Escola.
Antes de começarmos a discutir o uso propriamente dito dos recursos audiovisuais convém chamar a atenção para alguns pontos gerais:
O Recurso Audiovisual não é um substituto para a falta de tempo para preparar uma aula.
Se o Professor não preparou a sua aula é melhor que os alunos sejam dispensados.
O Professor deve sempre olhar e analisar o filme, seqüência de slides, etc., antes dos alunos.
Acho que esta afirmação explica a si mesma, embora o que se veja por aí....
Sempre verifique o equipamento antes do uso.
Os equipamentos necessários ao uso de recursos audiovisuais são (e como) passíveis de falhas. Portanto, o Professor deve verificar sempre antes se todos os equipamentos estão em condições. Se possível, peças sobressalentes devem estar a disposição como, por exemplo, lâmpadas de reposição para aparelhos de retroprojetor..
Tenha caminhos alternativos para a sua atividade.
Esta observação pode parecer tola mas o que eu já vi de seminários começarem atrasados ou aulas interrompidas pela não observância dessa regra...

O Professor deve ter uma rota alternativa para a sua aula caso, por exemplo, falte energia ou, ainda, o aparelho estrague.
Confira a disposição das carteiras e oriente a tela de modo a que todos os alunos tenham uma visão adequada.
O ideal é termos uma sala reservada para as aulas que envolvam recursos audiovisuais. Neste caso, a tela pode ficar no centro com as cadeiras dispostas em semicírculo com móveis adequados para o vídeo, a televisão, o projetor de slides, etc.
Como regra geral a última cadeira deve ficar a uma distância de 6 vezes o tamanho da tela.
Também como regra geral a primeira fila de cadeiras deve ficar a uma distância do dobro do tamanho da tela.
Ao usar uma tela cuide de não ficar entre o projetor e a imagem.
O corpo não é a melhor tela no mundo. Lembre-se que você quer que as imagens sejam vistas e não você (a menos que você tenha vocação para astro de cinema!). Do mesmo modo não projete sobre superfícies brilhantes: neste caso haverá alunos que não verão as imagens mas apenas o reflexo projetado pela tela.
Não abuse do número de transparências e imagens.
A transparência ou o slide servem de apoio à palestra. Eles não são a aula. Um número excessivo de imagens de nada serve. Deve ser deixado um número de imagens adequado ao tempo disponível. Lembre-se que a imagem deve ter poder de síntese.
Faça uma apresentação prévia do conteúdo a ser ministrado.
Quando da apresentação de filmes é preciso que o Professor faça um resumo do que vai ser visto apontando para os pontos importantes. Este trabalho é fundamental para dirigir a atenção dos alunos. Sem esse trabalho de base quem garante que os alunos olhem para os pontos que o Professor quer chamar a atenção?
Programe uma atividade de discussão e análise do que foi mostrado para imediatamente após a apresentação.
Isto é fundamental para que os alunos fixem os conteúdos apresentados. É esta discussão que promoverá a acomodação conceitual da estrutura cognitiva em um novo patamar de modo a incorporar o novo ao velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário